Esporte

Árbitro da final da Copa América já foi suspenso por corrupção

AFP

O árbitro chileno Roberto Tobar já foi escolhido pela Conmebol para comandar a grande decisão da Copa América no próximo domingo entre Brasil e Peru. Essa será  maior chance da carreira do juiz, que em 2012 foi suspenso por oito meses por conta do seu envolvimento em um esquema de corrupção.
Tobar ascendeu ao quadro FIFA em 2011 e era considerado uma das grandes promessas da arbitragem chilena, mas um ano depois viu sua carreira quase acabar.
Em 2012, o então diretor do Comitê de Árbitros do Chile, Mario Sanchez, acabou perdendo o cargo por conta de um esquema que ficou conhecido como “Clube do Poker”. Junto com ele, outros quatro juízes foram suspensos por oito meses, entre eles Tobar, que também perdeu sua licença FIFA.

O que era o “Clube do Poker”?

Mario Sanchez e diversos árbitros chilenos costumavam se reunir semanalmente no apartamento de um deles para jogar poker, beber e decidir a dedo quem iria comandar cada partida do final de semana.
Também havia entre eles apostas em dinheiro, e quem perdia a partida era escolhido para apitar as partidas no interior do país como castigo. Se na mão final estivesse algum árbitro contra Sanchez, era melhor o juiz abandonar o jogo. Mesmo que tivesse cartas melhores, para não ser mandado para muito longe.
O escândalo foi considerado o maior da história da arbitragem chilena, e a Federação do país tentou aplicar as maiores penas possíveis como exemplo.

Nova chance para Tobar

Tobar cumpriu a suspensão e teve que recomeçar a carreira. Aos poucos foi recuperando o prestígio. Em 2014 foi eleito o melhor árbitro do Chile. Em 2018, ganhou outra grande chance, apitar o jogo de ida da final da Libertadores entre Boca e River.
Agora, com a final da Copa América, Tobar terá a sua grande chance de deixar seu passado nebuloso para trás e mostrar que ainda pode ser um dos melhores árbitros do mundo. Ele também já apitou uma partida do Brasil na competição: as quartas de final contra o Paraguai. (Torcedores.com)

Tópicos relacionados

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Agregalinks - O melhor agregador de links para blogs

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 2 outros assinantes