Economia

Crescimento econômico dependerá de reformas, diz diretor do Banco Central

Beto Nociti/BCB

Para Tiago Barriel, diretor de assuntos internacionais do Banco Central, a economia brasileira brasileira está se recuperando, porém a aceleração da retomada do crescimento depende do término das incertezas sobre as aprovações das reformas.

“Uma aceleração no ritmo da recuperação econômica para níveis mais robustos vai depender de um ambiente de incertezas reduzidas quanto à aprovação e implementação de reformas”, afirmou Barriel nesta terça-feira (11) em palestra para investidores internacionais em Londres, segundo a Reuters.

O diretor do BaCen acredita que a indefinição das reforma de cunho fiscal adiam as decisões dos investidores. O cenário da autarquia, para o diretor, é de retomada do crescimento, porém passando ainda por um período de capacidade ociosa.

Barriel ainda afirma que o país está preparado em caso de crise internacional e para absorver choques, devido as políticas protecionistas, citando os seguintes fatores: expectavas de inflação, robustez do balanço de pagamentos, nível confortável de reservas internacionais, flexibilidade do câmbio e perspectivas de recuperação econômica.

Por fim, em relação ao cenário macroeconômico, o diretor acredita em cenário desafiador. Por outro lado, diz ver um lado positivo: os riscos diminuíram com a normalização das taxas de juros nas principais economias do planeta.

Tópicos relacionados
Agregalinks - O melhor agregador para blogs

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 1 outro assinante